Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

A APPACDM da Maia - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, é uma instituição particular de solidariedade social que presta serviços a cidadãos com deficiência mental, promovendo a sua integração na sociedade e apoiando as suas famílias.

 
A sua génese remonta à APADIM, criada em março de 1981, sendo mais tarde integrada na APPACDM do Porto. Em 2004 adquire a sua autonomia enquanto APPACDM da Maia.
 
Em 2015, a instituição viu um dos seus grandes sonhos realizados, com a inauguração e entrada em funcionamento de um moderno edifício em Vila Nova da Telha, onde já funciona um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e o tão aguardado Lar Residencial. Este equipamento veio juntar-se aos dois Centros de Atividades Ocupacionais já existentes, em Vermoim e S. Pedro de Avioso.

 

As respostas sociais disponibilizadas pela APPACDM da Maia recebem cidadãos maiores de dezasseis anos que não conseguem outra forma de integração social, e que aqui desenvolvem diversas atividades adaptadas às suas capacidades cognitivas e psicomotoras, nomeadamente: Educação Musical, Educação Física, Boccia, Musculação, Natação, Terapia Ocupacional, Psicologia, Artesanato, Hidromassagem, Expressão Corporal, Snoezelen e Treino de competências sociais. Existe ainda uma forte componente experiencial, com a realização de diversas visitas culturais e de lazer ao longo do ano.
 
Atualmente, a instituição acolhe 20 utentes no seu Lar Residencial e 70 nos seus CAO’s, apoiados por uma equipa com cerca de 50 colaboradores, entre auxiliares, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Dispõe de uma frota adaptada de 3 viaturas.
 
A APPACDM da Maia trabalha ainda para que os utentes mais autónomos possam desenvolver atividades fora da instituição (as designadas Atividades Socialmente Úteis – ASU), tendo já celebrado um protocolo com o Jardim Zoológico da Maia, e esperando-se, em breve, estabelecer novas parcerias.

 

Para alcançar os seus objetivos e continuar a fazer a diferença na vida destes cidadãos e da sua família, a APPACDM da Maia precisa do apoio de todos!

 

Missão:

Defender e promover os interesses e satisfação das necessidades das pessoas com deficiência mental em todas as áreas da sua vida.

 

Visão:

Ser um espaço aberto à diferença marcado pela excelência de serviços direcionados à pessoa com deficiência mental do concelho da Maia e limítrofes.

 

Valores:

- Solidariedade; 

- Respeito; 

- Responsabilidade Social; 

- Igualdade; 

- Cooperação; 

- Participação

Para consultar o Organograma clique AQUI.

Para conhecer a equipa da APPACDM clique AQUI.

Assembleia Geral:

Presidente - António Augusto Rocha Rebelo

Vice-Presidente - Aida Cristina Souto Pinto Soares

Secretário - Manuel Alexandre Soares Henriques

 

Direção:

Presidente - Jaime Germano Ferreira Teixeira

Vice-Presidente - Teresa Sofia Ramos Rebelo

Tesoureiro - Maria Fernanda Pereira de Sá

Secretário - Ana Celeste da Silva Monteiro de Azevedo

Vogal - Águeda Maria Freire da Costa Coelho de Magalhães

 

Conselho Fiscal:

Presidente - José Manuel Santos Lopes Dias Cardoso

Vogal -José Fernando Antunes

Vogal - Henrique Carlos Canelas de Oliveira